Os laços de amizades de um professor intelectual e expert no início de sua carreira nas primeiras décadas do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i48.75154Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar as redes de sociabilidades de José Ribeiro Escobar no início de sua carreira e situá-lo enquanto um intelectual e expert que contribui para a educação brasileira. Nas primeiras décadas do século XIX devido a instauração do trabalho livre e do sistema de industrialização, o país entrava em um clima de efervescência ideológica e de inquietação social, no qual era necessário reeditar o país, com vistas a modificar o ensino para atender ao povo e não só a elite como foi feito no início da república. Com essas mudanças, os professores foram pressionados a se engajar; a participar das lutas ideológicas, políticas e educacionais; conhecer a sociedade e tomar partido nos conflitos sociais, políticos e econômicos. Escobar, professor, intelectual e expert, pertenceu a um grupo social que lutando por princípios em comum, participam da produção de saberes na formação de professores e no ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

