É o fado brasileiro?!: (Re)descobrindo as origens e trajetória do fado no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i48.74849Palavras-chave:
Fado, origens, trajetória, Brasil, imigração portuguesa.Resumo
O presente artigo intenta contemplar a presença e trajetória do fado no Brasil desde inícios do século XX, questão com a qual o acréscimo do número de imigrantes portugueses no país mantém estreita relação. Por meio da vida e atuação de artistas, empresários e intelectuais, conseguimos entender a entrada e difusão do fado no Brasil, além da insurgência do fado enquanto elemento constituidor de uma identidade nacional e fundamental na unidade entre os portugueses e seus descendentes. Conseguimos, por meio da biografia de artistas e músicos, ver a forma como o fado se adaptou ao solo brasileiro, integrando o repertório de cantores e se hibridando com ritmos e gêneros musicais brasileiros. Ademais, identificamos suas formas de difusão através dos discos, meios de comunicação de massa, teatro e, especialmente, restaurantes típicos portugueses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

