É o fado brasileiro?!: (Re)descobrindo as origens e trajetória do fado no Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i48.74849

Palavras-chave:

Fado, origens, trajetória, Brasil, imigração portuguesa.

Resumo

O presente artigo intenta contemplar a presença e trajetória do fado no Brasil desde inícios do século XX, questão com a qual o acréscimo do número de imigrantes portugueses no país mantém estreita relação. Por meio da vida e atuação de artistas, empresários e intelectuais, conseguimos entender a entrada e difusão do fado no Brasil, além da insurgência do fado enquanto elemento constituidor de uma identidade nacional e fundamental na unidade entre os portugueses e seus descendentes. Conseguimos, por meio da biografia de artistas e músicos, ver a forma como o fado se adaptou ao solo brasileiro, integrando o repertório de cantores e se hibridando com ritmos e gêneros musicais brasileiros. Ademais, identificamos suas formas de difusão através dos discos, meios de comunicação de massa, teatro e, especialmente, restaurantes típicos portugueses.

Biografia do Autor

José Fernando Saroba Monteiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016) com período sanduíche pela Universidade de Lisboa, atuando como investigador pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL). Mestre em História do Império Português (em regime de e-learning) pela Universidade Nova de Lisboa (2015). Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (2011). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (2019). Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco (2008). Participou de grupos de estudos relacionados a música, imagem e comunicação. Ganhou o 1º lugar no concurso de poesia da ADUPE de 2006 e ganhou o Prêmio Melhores Mestres 2015.2016 da Universidade Nova de Lisboa. É autor dos livros "Artigos e outros escritos" (2019), "A Modinha Brasileira: Trajetória e veleidades (séculos XVIII-XX)" (2019), "Mini História da Música Popular Brasileira" (2016) e "Canções, Sonetos e Outros Versos" (poesias) (2015). Atualmente realiza pesquisas nas áreas de História da Música Popular, Cultura e Meios de Comunicação.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Monteiro, J. F. S. (2021). É o fado brasileiro?!: (Re)descobrindo as origens e trajetória do fado no Brasil. Revista Vernáculo, (48). https://doi.org/10.5380/rv.v0i48.74849

Edição

Seção

Artigos