Maria Eugenia Celso: uma intelectual no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.74803

Palavras-chave:

Maria Eugenia Celso. IHGB. Intelectuais. História das mulheres.

Resumo

Resumo: Maria Eugenia Celso teve inserções em diferentes âmbitos da sociedade e com visibilidade pública: movimento feminista, na área educacional como membro da Comissão Nacional de Literatura Infantil, no campo do assistencialismo, na imprensa e na literatura. Tais inserções estão associadas a suas redes de sociabilidade, assim como na sua projeção como escritora, ressaltada na imprensa à época. A partir do que foi exposto, é possível observar que a escritora e sufragista alcançou visibilidade pública no tempo em que viveu, com participações em lugares de prestígio na sociedade. Nesse sentido, este artigo busca analisar sua participação no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde apresentou algumas conferências.

Biografia do Autor

Carla Bispo Azevedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cursando Doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Atualmente é professora do primeiro segmento do ensino fundamental na Escola Municipal Paroquial Nossa Senhora do Loreto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem. 

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Azevedo, C. B. (2021). Maria Eugenia Celso: uma intelectual no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Revista Vernáculo, (47). https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.74803

Edição

Seção

Artigos