As contendas políticas do intelectual orgânico Miguel de Unamuno
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.74739Palavras-chave:
Miguel de Unamuno, Intelectual orgânico, História política, ModernidadeResumo
O presente estudo analisa os duelos ideológicos entre o pensador moderno Miguel de Unamuno e algumas das personalidades autoritárias mais significativas das décadas iniciais do século XX na Espanha. Na primeira parte do trabalho apresentamos as circunstâncias sociais e filosóficas que propiciaram a aparição dos intelectuais modernos na Europa ocidental e posteriormente no território espanhol; na segunda focamos no aspecto orgânico da prática política e intelectual de Don Miguel; e na terceira evidenciamos as contendas entre o pensador de Bilbao e o rei Alfonso XIII, o ditador Primo de Rivera e o líder da brigada militar Legión, Millán Astray. Em termos metodológicos adotamos a análise descritiva historiográfica sobre três aspectos: o registro moderno e contemporâneo do período citado, a trajetória jornalística de Unamuno e a trajetória histórica de seus opositores, a fim de fornecer uma perspectiva crítica dos acontecimentos históricos referidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.