O Jornal Cidade da Viçosa e sua visão política: manifestações literárias n’O Defunto, de Eça de Queiroz
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.73815Palavras-chave:
Imprensa. Política. Eça de Queiroz.Resumo
Este artigo teve como objetivo estudar o conto O Defunto, de Eça de Queiroz, publicado em folhetins, no semanário Cidade da Viçosa, no ano de 1905, e verificar a organização política através dessa manifestação literária. O referido conto foi publicado na estreia de Arthur Bernardes na chefia do semanário viçosense e traz em discussão o novo “espaço público” que surgiu no início da Primeira República brasileira por meio dos periódicos. Além disso, tornaram-se visíveis algumas ligações do escritor José Maria Eça de Queiroz e uma parcela da sua trajetória na imprensa local, o que contribuiu para que este trabalho se fizesse interessante para a perspectiva dos estudos da historiografia e também das linguagens políticas do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.