O Jornal Cidade da Viçosa e sua visão política: manifestações literárias n’O Defunto, de Eça de Queiroz

Autores

  • Natália Fraga de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.73815

Palavras-chave:

Imprensa. Política. Eça de Queiroz.

Resumo

Este artigo teve como objetivo estudar o conto O Defunto, de Eça de Queiroz, publicado em folhetins, no semanário Cidade da Viçosa, no ano de 1905, e verificar a organização política através dessa manifestação literária. O referido conto foi publicado na estreia de Arthur Bernardes na chefia do semanário viçosense e traz em discussão o novo “espaço público” que surgiu no início da Primeira República brasileira por meio dos periódicos. Além disso, tornaram-se visíveis algumas ligações do escritor José Maria Eça de Queiroz e uma parcela da sua trajetória na imprensa local, o que contribuiu para que este trabalho se fizesse interessante para a perspectiva dos estudos da historiografia e também das linguagens políticas do Brasil.

Biografia do Autor

Natália Fraga de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa, Licenciatura (2013) e bacharelado (2014). Mestrado pelo programa de pós-graduação em história da Universidade Federal de Ouro Preto. Leciona a disciplina de história no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil na Primeira República.

  

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

de Oliveira, N. F. (2021). O Jornal Cidade da Viçosa e sua visão política: manifestações literárias n’O Defunto, de Eça de Queiroz. Revista Vernáculo, (47). https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.73815

Edição

Seção

Artigos