Marcel Gauchet, Pierre Rosanvallon e o problema do político na democracia.

Autores

  • Guilherme Amorim Carvalho UFOP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.73469

Palavras-chave:

Cultura Política – Democracia – Modernidade

Resumo

A partir de um esforço interdisciplinar, o presente ensaio tem por objetivo traçar uma reflexão acerca da importância do político para os estudos em sociologia e história, sobretudo no que diz respeito à modernidade e aos caminhos percorridos pela democracia, desde sua concepção moderna até a contemporaneidade, momento no qual ela é avaliada e analisada com certo ceticismo por certa parte daqueles que a vivenciam e a teorizam. Tal reflexão se dará a partir da leitura de quatro textos pré-selecionados de dois autores que merecem maior consideração em relação aos estudos políticos. A saber: “Por uma história do político”, e “Malaise dans la démocratie”, de Pierre Rosanvallon, e “Introduction. Les Figures du Politique” e “La condicion Historica. Conversaciones con François Azouvi y Sylvain Piron”, de Marcel Gauchet.

Palavras-chave: Cultura Política – Democracia – Modernidade

Biografia do Autor

Guilherme Amorim Carvalho, UFOP

Possui graduação em Estudos Sociais (Licenciatura em História) pela União Pioneira de Integração Social (2008), mestrado em História pela Universidade de Brasília (2012) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017); com período sanduíche na Universidade de Évora. Principais áreas de estudo: práticas retóricas associadas ao poder político, tradição política ibérica seiscentista e influência do pensamento aristotélico-tomista na contra-reforma.

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Carvalho, G. A. (2021). Marcel Gauchet, Pierre Rosanvallon e o problema do político na democracia. Revista Vernáculo, (47). https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.73469

Edição

Seção

Artigos