Marcel Gauchet, Pierre Rosanvallon e o problema do político na democracia.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i47.73469Palavras-chave:
Cultura Política – Democracia – ModernidadeResumo
A partir de um esforço interdisciplinar, o presente ensaio tem por objetivo traçar uma reflexão acerca da importância do político para os estudos em sociologia e história, sobretudo no que diz respeito à modernidade e aos caminhos percorridos pela democracia, desde sua concepção moderna até a contemporaneidade, momento no qual ela é avaliada e analisada com certo ceticismo por certa parte daqueles que a vivenciam e a teorizam. Tal reflexão se dará a partir da leitura de quatro textos pré-selecionados de dois autores que merecem maior consideração em relação aos estudos políticos. A saber: “Por uma história do político”, e “Malaise dans la démocratie”, de Pierre Rosanvallon, e “Introduction. Les Figures du Politique” e “La condicion Historica. Conversaciones con François Azouvi y Sylvain Piron”, de Marcel Gauchet.
Palavras-chave: Cultura Política – Democracia – Modernidade
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.