Consensos e dissensos latino-americanistas: comparando a polêmica da Revolução Cubana no anarquismo argentino e uruguaio

Autores

  • Rafael Viana da Silva Professor da Secretaria de Educação de Maricá Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i44.65776

Palavras-chave:

anarquismo, revolução cubana, história comparada do anarquismo

Resumo

Este artigo objetiva analisar comparativamente e transnacionalmente a influência Revolução Cubana e suas polêmicas no anarquismo argentino e uruguaio, entre o período de 1959 e 1964 e suas repercussões neste campo político. A partir dos aportes da História Política, Transnacional e Comparada, o artigo objetiva analisar os consensos, dissensos e as fraturas ocasionadas pela incorporação dos debates inaugurados por este evento revolucionário no Rio da Prata.

his paper aims to analyze, comparatively and transnationally, the influence of the Cuban Revolution and its controversies on Argentinean and Uruguayan anarchism between the period of 1959 and 1964 and its repercussions in this political field. From the contributions of Political, Transnational and Comparative History, the article aims to analyze the consensuses, dissent and fractures caused by the incorporation of the debates inaugurated by this revolutionary event in the River Plate.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Rafael Viana da Silva, Professor da Secretaria de Educação de Maricá Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), Mestre (2014) e Doutor (2018) em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com período de bolsa sanduíche na Universidad de la República (Uruguai). Possui experiência em pesquisa e docência em História com ênfase em História do Brasil e América contemporâneas, ressaltando os seguintes temas: anarquismo, sindicalismo, ditaduras militares e movimentos sociais e políticos transnacionais. Na área de história, desenvolve pesquisas voltada ao campo da História Política e da História Social. Autor da dissertação e livro "Elementos Inflamáveis: Organizações e Militância Anarquista no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1964)" e da tese de doutorado "Um anarquismo latino-americano: estudo comparativo e transnacional das experiências na Argentina, Brasil e Uruguai (1959-1985)". Organizador e autor de distintos livros, capítulos e artigos, publicados na imprensa especializada e acadêmica. Contribuiu com prefácios, posfácios e revisões acadêmicas em diferentes empreitadas editoriais. É do conselho editorial da Editora Faísca.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Viana da Silva, R. (2019). Consensos e dissensos latino-americanistas: comparando a polêmica da Revolução Cubana no anarquismo argentino e uruguaio. Revista Vernáculo, (44). https://doi.org/10.5380/rv.v0i44.65776

Edição

Seção

Dossiê