A leitura da Lenda da Dama do Pé de Cabra na perspectiva das novas mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i43.61129Palavras-chave:
Lenda da Dama do Pé de Cabra, D. Pedro Afonso, novas mídias digitaisResumo
A narrativa medieval conhecida como A lenda da Dama do Pé de Cabra, primeiramente registrada no Livro de Linhagens do Conde D. Pedro, foi assim chamada e difundida por Alexandre Herculano e, mais recentemente, pelo Sítio do Picapau Amarelo, programa transmitido pela Rede Globo. A modificação de elementos em relação ao registro original e a ausência de qualquer intenção de análise historiográfica sustentada pelo autor português e pela rede de TV incitaram o desenvolvimento de um produto audiovisual que abarcasse essa perspectiva. Diante disso, o presente artigo pretende abordar o autor e o contexto de produção da lenda e os potenciais oferecidos pelo uso das novas mídias digitais para a produção e disponibilização de conhecimento na contemporaneidade a fim de debater as potencialidades do desenvolvimento de produtos audiovisuais voltados para um público cada vez mais avesso ao conhecimento transmitido por meio da escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.