Representação social da enfermeira no Brasil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i44.60611Palavras-chave:
Representações de gênero, Imagens on line, Enfermeira,Resumo
O presente trabalho investiga as representações sociais das enfermeiras no Brasil contemporâneo em imagens divulgadas na internet, identificando a diferença da imagem dos profissionais de Enfermagem quanto ao gênero e refletindo sobre as consequências da erotização e sexualização das enfermeiras. O artigo aborda a história da profissionalização da Enfermagem, hiperssexualização das mulheres, influência da mídia e de imagens midiáticas na representação social das mulheres e objetificação feminina. A pesquisa acessou três sites de busca por imagens: Google, Yahoo e Bing. Ao digitar a palavra-chave “enfermeira”, os resultados oferecem arquivos que erotizam e sexualizam a profissional de maneira constrangedora e depreciativa. Em contrapartida, ao pesquisar a palavra-chave “enfermeiro”, os materiais encontrados focam na prática laboral, como imagens de equipe de Enfermagem. Busca-se com o trabalho mudanças dos estereótipos sociais, promovendo elevação social e reconhecimento do papel da enfermeira na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.