O Iluminismo Português e a Literatura Instrutiva: uma visão holística
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i42.58931Resumo
O trabalho em foco tem como objetivo apresentar os principais aspectos da literatura instrutiva portuguesa no setecentos. O século XVIII foi decisivo para o rumo de Portugal e seus domínios, uma vez que nessa época o Reino lusitano entrou em contato com as novas ideias oriundas do movimento iluminista por meio de vários homens de letras e da atuação política de Sebastião José de Carvalho e Melo, o poderoso Marquês de Pombal, ministro de D. José I. Nesse seguimento, traçamos nossa empreitada: visualizar a Ilustração lusitana por meio de sua produção intelectual. Como esses ilustrados justificaram a relação entre fé e razão? Por que os jesuítas foram culpados pelo atraso cultural do Reino? Quem eram esses pensadores? Como se deram as Reformas Pombalinas na educação? Estas e outras perguntas norteiam nosso trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.