O CAMINHO DA NAÇÃO ATRAVÉS DO RIO E DO TEMPO. UMA ANÁLISE DE MIA COUTO

Autores

  • Fabiane Miriam Furquim Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i41.52952

Palavras-chave:

Mia Couto, Nação, Moçambique.

Resumo

O presente trabalho busca analisar a relação da obra de Mia Couto com os processos de desenvolvimento da nação Moçambicana após a guerra civil que assolou o país entre os anos de 1977 e 1992.  Busca-se entender como se constitui a nação num país de diversidades étnicas, onde existe uma população que por muitas vezes não se identifica com a representação de uma identidade moçambicana propriamente dita, apesar dos esforços do Estado regido pela FRELIMO em delinear estes homens. A figura do próprio Mia Couto também será analisada historicamente, visto que a sua escrita está imbricada com o seu posicionamento político. Assim, procuraremos compreender através dessa obra literária a complexa composição da nação moçambicana.

Palavras chave: Mia Couto, Nação, Moçambique.  

Biografia do Autor

Fabiane Miriam Furquim, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em História na Universidade Federal do Paraná, pela linha Espaço e Sociabilidades. Atua com ênfase em História da África, mais especificamente Moçambique.

Downloads

Publicado

2018-02-18

Como Citar

Furquim, F. M. (2018). O CAMINHO DA NAÇÃO ATRAVÉS DO RIO E DO TEMPO. UMA ANÁLISE DE MIA COUTO. Revista Vernáculo, (41). https://doi.org/10.5380/rv.v0i41.52952