Cultura Política no Brasil: O Retorno do Pedido pela Intervenção Militar
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i42.50815Palavras-chave:
história, ciências humanasResumo
O presente texto tem o início de sua reflexão e sua inspiração no retorno do clamor por uma intervenção militar no Brasil. Este tema ganha vulto após as crises no sistema penitenciário e, também, frente ao medo constatado na insegurança promovida pela onda de crimes ocorridos no Espírito Santo. Com a questão da PM do Espírito Santo, torna à tona a discussão acerca do papel da polícia e, consequentemente, dos militares dentro da sociedade atual. Buscamos fazer essa discussão, conjugando os problemas atuais de falta de segurança, a problemática exposta por Vladimir Safatle (2016) acerca da função do medo, a visão acerca dos militares, o processo de redemocratização, a experiência de 1964 e o conceito de Cultura Política, a fim de busca compreender a onda reacionária que vê nos militares a solução para os problemas nacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.