Cultura Política no Brasil: O Retorno do Pedido pela Intervenção Militar

Autores

  • Matheus Mendanha Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i42.50815

Palavras-chave:

história, ciências humanas

Resumo

O presente texto tem o início de sua reflexão e sua inspiração no retorno do clamor por uma intervenção militar no Brasil. Este tema ganha vulto após as crises no sistema penitenciário e, também, frente ao medo constatado na insegurança promovida pela onda de crimes ocorridos no Espírito Santo. Com a questão da PM do Espírito Santo, torna à tona a discussão acerca do papel da polícia e, consequentemente, dos militares dentro da sociedade atual. Buscamos fazer essa discussão, conjugando os problemas atuais de falta de segurança, a problemática exposta por Vladimir Safatle (2016) acerca da função do medo, a visão acerca dos militares, o processo de redemocratização, a experiência de 1964 e o conceito de Cultura Política, a fim de busca compreender a onda reacionária que vê nos militares a solução para os problemas nacionais. 

Biografia do Autor

Matheus Mendanha Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, com experiência de trabalho na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, na rede Estadual de Ensino do Paraná e na rede particular da cidade de Ponta Grossa. Integra também o Grupo de Estudo em Didática da História (GEDHI) da UEPG.

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

Cruz, M. M. (2018). Cultura Política no Brasil: O Retorno do Pedido pela Intervenção Militar. Revista Vernáculo, (42). https://doi.org/10.5380/rv.v0i42.50815

Edição

Seção

Artigos