Cinema e populações de origem africana no Ensino de História: experiências no Estágio Curricular Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.43770Palavras-chave:
Ensino de História, Cinema, Populações de origem africanaResumo
O presente artigo visa discorrer sobre o uso de recursos midiáticos em sala de aula a partir de experiências e reflexões proporcionadas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II e III do curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ministrada no semestre de 2014/2. A análise é feita a partir dos elementos abordados pelos alunos, onde estes demostraram terem capturado determinadas ideias e exemplos a partir dos filmes que foram assistidos em sala e debatidos com a turma. O estágio foi realizado na Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, com alunos do 7º ano. O período histórico que estava sendo trabalhado com os alunos antes de iniciar o período do estágio era o Brasil Colonial, de forma que se optou por abordar os aspectos da escravidão no Brasil. O objetivo desse recorte temático foi de desmistificar a ideia de que os escravizados eram passivos e meros objetos, dando visibilidade às ações dos sujeitos e valorizando a história e a cultura das populações de origem africana.
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