Cinema e populações de origem africana no Ensino de História: experiências no Estágio Curricular Supervisionado

Autores

  • Gabrielli Debortoli

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.43770

Palavras-chave:

Ensino de História, Cinema, Populações de origem africana

Resumo

O presente artigo visa discorrer sobre o uso de recursos midiáticos em sala de aula a partir de experiências e reflexões proporcionadas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II e III do curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ministrada no semestre de 2014/2. A análise é feita a partir dos elementos abordados pelos alunos, onde estes demostraram terem capturado determinadas ideias e exemplos a partir dos filmes que foram assistidos em sala e debatidos com a turma. O estágio foi realizado na Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, com alunos do 7º ano. O período histórico que estava sendo trabalhado com os alunos antes de iniciar o período do estágio era o Brasil Colonial, de forma que se optou por abordar os aspectos da escravidão no Brasil. O objetivo desse recorte temático foi de desmistificar a ideia de que os escravizados eram passivos e meros objetos, dando visibilidade às ações dos sujeitos e valorizando a história e a cultura das populações de origem africana.

Biografia do Autor

Gabrielli Debortoli

Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Debortoli, G. (2016). Cinema e populações de origem africana no Ensino de História: experiências no Estágio Curricular Supervisionado. Revista Vernáculo, (38). https://doi.org/10.5380/rv.v0i38.43770