As trabalhadoras da limpeza de uma instituição pública de ensino superior: gênero, terceirização e precarização
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.38003Palavras-chave:
trabalhadoras da limpeza, terceirização, relações de gêneroResumo
Esse artigo é parte de uma pesquisa realizada com as trabalhadoras da limpeza do campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná durante o primeiro semestre de 2014. Através da análise sociológica de um questionário aplicado a 21 trabalhadoras, elencou-se um debate sobre questão do gênero na profissão delas, explorado sob diversas perspectivas, como a bipolaridade da inserção da mulher no mercado de trabalho, as noções de masculino e feminino trazidas por elas e a relação com a esfera privada. A discussão se amplia, e, neste contexto, está atrelada à terceirização e à precarização do trabalho. Para tanto, é apresentado panorama do funcionamento deste emprego, seguido do perfil das funcionárias, bem como o conceito da divisão sexual do trabalho mesclado às experiências relatadas e às concepções observadas nos discursos das funcionárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

