Identidades, cultura e política nas cantigas de Afonso X o Sábio (1252 – 1284).

Autores

  • Mateus Sokolowski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i35.37351

Palavras-chave:

Afonso X, Cantigas de Santa Maria, nobreza, identidades.

Resumo

Resumo: Através do estudo das Cantigas de Santa Maria, compostas na corte de Afonso X de Leão e Castela (1252-1284), temos como principal objetivo descobrir até que ponto a empresa cultural deste monarca contribuiu para a construção de uma identidade unitária do reino. As Cantigas de Santa Maria são o maior conjunto de poemas medievais redigidos em galego-português. A partir de uma análise interdisciplinar, com o apoio de estudiosos da área da Literatura, atentaremos ao caráter performático da poesia da Idade Média para confrontarmos elementos das cantigas com a historiografia, dando destaque ao contexto desta produção poética onde o rei tinha que lidar com os desdobramentos da Reconquista, caracterizado pelo embate entre o projeto centralizador régio com o conservadorismo da nobreza.

Biografia do Autor

Mateus Sokolowski, Universidade Federal do Paraná

Graduado em História pela UFPR, atualmente desenvolve pesquisa em cantigas medievais Ibéricas, cursando mestrado em História na mesma instituição. Trabalha como professor de História e Sociologia na rede estadual de ensino desde 2010. Como músico já realizou inúmeros concertos locais e internacionais se destacando pelo seu trabalho com música medieval europeia. 

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Publicado

2015-02-12

Como Citar

Sokolowski, M. (2015). Identidades, cultura e política nas cantigas de Afonso X o Sábio (1252 – 1284). Revista Vernáculo, (35). https://doi.org/10.5380/rv.v0i35.37351