ESTADO E QUESTÃO AGRÁRIA: O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO OESTE DO PARANÁ (1960-1990)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i34.37349Palavras-chave:
Modernização, Agricultura, AgrotóxicosResumo
Este artigo pretende analisar as relações entre os aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais do processo de mecanização da agricultura no Oeste do estado do Paraná durante os anos de 1960 a 1990. Desta forma, analisaremos os conflitos correlacionados a esse processo, o qual esteve diretamente vinculado ao ciclo de desenvolvimento capitalista característico do período. Ao longo do artigo serão abordados assuntos como o desmatamento sem controle, a implantação e implementação de novas técnicas e tecnologias de produção, a aplicação exagerada e sem métodos seguros de agrotóxicos nas lavouras e os conflitos fundiários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.