ENTRE NARRATIVAS E NARRADORES: VIVER NO CAMPO EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON NA DÉCADA DE 1980
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i34.37327Palavras-chave:
pequenos proprietários, narrativas, vida no campo,Resumo
O artigo trata de questões vivenciadasem Marechal Cândido Rondon-PR, entre as décadas de 1970 e 1980, envolvendo pequenos proprietários e o modo como percebiam e tratavam suas condições de vida. Para tal investigação, destaquei as evidências sobre essa problemática, presente nas fontes (correspondências do acervo do deputado Kirinus, arquivadas no CEPEDAL/UNIOESTE). A intenção foi analisar os sentidos expressos nessas narrativas, vendo como esses agricultores sugerem um universo de relações em que se veem inseridos, focalizando, principalmente, necessidades e expectativas em seus limites classistas. O pedido de bolsa de estudo para os filhos chamou a atenção, apontando associações com outros elementos da experiência desses sujeitos. Algo que indicou um processo de mudanças mais amplo, em que se incluem as alterações nas relações de produção no campo e as desiguais possibilidades de capitalização das atividades agropecuárias e de intensificação de expropriações rurais, envolvendo trabalhadores e certos proprietários empobrecidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.