Transformações no mundo do trabalho: o perfil do emprego doméstico nos anos 90 e 2000
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.37287Palavras-chave:
Gênero, Mercado de Trabalho, Trabalho Doméstico, SindicatosResumo
Este trabalho procura fazer uma análise da situação do trabalho doméstico no Brasil entre as décadas de 90 e os anos 2000. Esse recorte temporal busca problematizar as transformações no mundo do trabalho a partir das experiências de cunho neoliberal – identificados nos anos 90 sob a governança de Fernando Henrique Cardoso – e as transformações cunhadas nos anos 2000, sob uma perspectiva “neodesenvolvimentista”, representada pela figura do ex-presidente Lula. No artigo procuramos refletir de forma mais geral sob as diferenças e desigualdades relacionadas ao gênero no mercado de trabalho, problematizando a divisão sexual do trabalho e as questões subjetivas relacionadas com a condição de mulher e trabalhadora. Como recorte de análise procuramos analisar, a luz dessas categorias, o mercado de trabalho doméstico, composto – majoritariamente por mulheres- e que reflete algumas características do papel destinado à mulher na sociedade, bem como aspectos da formação econômica e social da sociedade brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

