Clientelismo: conceitualização e formas de utilização do termo em reportagens do Jornal Folha de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i40.37264Palavras-chave:
Clientelismo, Conceitualização teórica, Literatura jornalística,Resumo
O fenômeno clientelista, em seu significado abrangente, tem sido pauta frequente na agenda de pesquisa das Ciências Sociais no Brasil, tendo em vista que os estudos acerca da temática são encontrados desde a década de 50 e mantem-se recorrentes. A relevância do tema se dá também na literatura jornalística, sendo tema de debate em diversas publicações. A fim de notar a configuração do termo clientelismo na literatura jornalística foram selecionadas reportagens na plataforma on-line do jornal Folha de S. Paulo. A partir desta seleção, almejou-se neste trabalho realizar um estudo comparativo em relação ao que é entendido como clientelismo na literatura jornalística e em textos científicos, representados aqui pelas conceitualizações de José Murilo de Carvalho e Paulo d’Avila. Após estas comparações foi possível perceber que, em geral, a literatura jornalística mostra pouca preocupação em definir o que entende como o fenômeno clientelista, mas o relaciona frequentemente com comportamentos pejorativos.
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