Segurança Ambiental na SADC: novas perspectivas teóricas de análise
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i33.37159Palavras-chave:
Meio-ambiente, Segurança ambiental, SADCResumo
Diante da vasta gama de novos temas na agenda internacional, as discussões sobre segurança assumem as mais variadas formas, cada vez mais se distanciando da tradicional visão vestfaliana do sistema internacional, com novas possibilidades de ameaça. As discussões sobre segurança ambiental, embora recentes, têm figurado com maior frequência no meio acadêmico, sobretudo nos teóricos da chamada Escola de Copenhague. O objetivo deste trabalho é o de analisar as mudanças climáticas na região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) do ponto de vista da segurança ambiental, buscando responder à seguinte questão: há elementos que permitam considerar meio-ambiente como questão de segurança na região? A busca pela resposta positiva desta questão será feita por análise qualitativa de dados quantitativos, através de análise de conteúdo de relatórios e documentos sobre o SADC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.