Educação: inclusão ou exclusão?

Autores

  • Vânia de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.36661

Palavras-chave:

Educação. Ensino Superior. Inclusão Social. Formação Docente.

Resumo

As competências dos seres humanos são apontadas como fator determinante para o sucesso no mercado de trabalho, de acordo com esta perspectiva, a educação é o meio principal para a capacitação profissional destes. Este artigo tem como objeto de estudo a inclusão, e como objetivo geral discutir os recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos educandos, considerando suas necessidades específicas. Esta pesquisa exploratória de cunho bibliográfico aponta as dificuldades vivenciadas nos estabelecimentos de ensino, investigando suas causas. Para tanto, faz uma discussão sobre a realidade da formação acadêmica e a inclusão social. E por último avalia a importância desta formação e/ou capacitação nos cursos de graduação. Conclui ressaltando a importância da formação dos futuros profissionais da educação para que se possa ter uma educação realmente inclusiva e não excludente. É preciso uma mudança no currículo dos cursos de graduação incluindo a educação especial como disciplina específica e preparatória, essa ação pode favorecer uma educação digna e de qualidade que tanto almejamos.

Biografia do Autor

Vânia de Menezes

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdade de Tecnologia América do Sul. Pós-graduada em Educação no campo pela Faculdade Eficaz- Maringá-PR. Pós-graduada em Educação Especial pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdade de Tecnologia América do Sul. 

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Publicado

2015-01-11

Como Citar

Menezes, V. de. (2015). Educação: inclusão ou exclusão?. Revista Vernáculo, (36). https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.36661