Educação: inclusão ou exclusão?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.36661Palavras-chave:
Educação. Ensino Superior. Inclusão Social. Formação Docente.Resumo
As competências dos seres humanos são apontadas como fator determinante para o sucesso no mercado de trabalho, de acordo com esta perspectiva, a educação é o meio principal para a capacitação profissional destes. Este artigo tem como objeto de estudo a inclusão, e como objetivo geral discutir os recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos educandos, considerando suas necessidades específicas. Esta pesquisa exploratória de cunho bibliográfico aponta as dificuldades vivenciadas nos estabelecimentos de ensino, investigando suas causas. Para tanto, faz uma discussão sobre a realidade da formação acadêmica e a inclusão social. E por último avalia a importância desta formação e/ou capacitação nos cursos de graduação. Conclui ressaltando a importância da formação dos futuros profissionais da educação para que se possa ter uma educação realmente inclusiva e não excludente. É preciso uma mudança no currículo dos cursos de graduação incluindo a educação especial como disciplina específica e preparatória, essa ação pode favorecer uma educação digna e de qualidade que tanto almejamos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

