Configuração de Monteiro Lobato na crítica à Anita Malfatti

Autores

  • Paula Marinelli Martins Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.36507

Resumo

O presente trabalho analisa a crítica publicada no jornal O Estado de São Paulo em 1917, sob autoria de Monteiro Lobato e título A Propósito da Exposição Malfatti (republicado em 1919, com o título Paranoia ou Mistificação). A partir de discussões sobre o processo de modernização do Brasil da primeira república e formação do Estado nacional, o trabalho debate Monteiro Lobato enquanto representativo da elite intelectual que tem importante papel no processo de modernização - politizado e crítico sobre o “atraso” do Brasil. A proposta consiste em problematizar o choques internos de elites dirigentes (política e intelectualmente) de um modelo hegemônico de modernidade inexistente através de diversas reações ao processo de modernização, que podem ser negativas e contraditórias, como no caso de Lobato, que defendia a modernidade, mas não a via na arte trazida pelos modernistas.

Downloads

Publicado

2015-03-03

Como Citar

Martins, P. M. (2015). Configuração de Monteiro Lobato na crítica à Anita Malfatti. Revista Vernáculo, (36). https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.36507