Configuração de Monteiro Lobato na crítica à Anita Malfatti
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i36.36507Resumo
O presente trabalho analisa a crítica publicada no jornal O Estado de São Paulo em 1917, sob autoria de Monteiro Lobato e título A Propósito da Exposição Malfatti (republicado em 1919, com o título Paranoia ou Mistificação). A partir de discussões sobre o processo de modernização do Brasil da primeira república e formação do Estado nacional, o trabalho debate Monteiro Lobato enquanto representativo da elite intelectual que tem importante papel no processo de modernização - politizado e crítico sobre o “atraso” do Brasil. A proposta consiste em problematizar o choques internos de elites dirigentes (política e intelectualmente) de um modelo hegemônico de modernidade inexistente através de diversas reações ao processo de modernização, que podem ser negativas e contraditórias, como no caso de Lobato, que defendia a modernidade, mas não a via na arte trazida pelos modernistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

