O Pesadelo de Darwin: um olhar reflexivo sobre as relações norte-sul desde o lago Vitória – Tanzânia
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i30.33667Palavras-chave:
história, neoliberalismo, Tanzânia, exclusão socialResumo
Resumo: A questão econômica nos países do chamado Terceiro Mundo ou subdesenvolvidos se encontra num imbricamento entre pagar a dívida externa e prover o bem estar da sociedade local. Entretanto, diversos são os interesses que convergem para práticas de exploração econômica, e pouco interesse com a desigualdade social gerada. É a partir desse cenário de exploração de capital e contrabando de armas que o documentário Darwin’s Nightmare é produzido; através da introdução e desenvolvimento de uma espécie de peixe chamada Perca do Nilo e sua exportação para Europa, toda uma população ao redor do Lago Vitória se vê subjugada e explorada, me utilizando dessa analogia do mais forte subjugar o mais fraco, me propus a discutir o documentário e as conjunturas sociais e econômicas vivenciadas na Tanzânia.
Palavras chave: Tanzânia, neoliberalismo, economia, exclusão social.
Resumen: La cuestión económica en los países del llamado Tercer Mundo o subdesarrollados se encuentra en un imbricamento entre pagar la deuda externa y proveer el bien estar de la sociedad local. Sin embargo, diversos son los intereses que convergen para prácticas de explotación económica, y poco interés con la desigualdad social generada. Es a partir de este escenario de explotación de capital y contrabando de armas que el documental Darwin’s Nightmare es producido; mediante la introducción y desarrollo de una especie de pez llamada Pierda del Nilo y su exportación para Europa, toda una población alrededor del Lago Victoria se ve subjugada y explorada, utilizándome de esa analogía del más fuerte subjugar el más débil, me propuse a discutir el documental y las coyunturas sociales y económicas vivenciadas en Tanzania.
Palabras clave: Tanzania, neoliberalismo, economía, exclusión social.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.