Aprender a Liberdade: reflexões sobre projetos e práticas de escolarização de escravos, libertos e ingênuos no Paraná (1871-1888)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i28.33365Palavras-chave:
Abolição, Instrução, Escravos, libertos e ingênuos.Resumo
Este trabalho pretende abordar o envolvimento de escravos, libertos e ingênuos com as práticas de instrução formal no final do século XIX, tendo como referência a Província do Paraná. Os aspectos trabalhados neste artigo compõem a fase investigativa inicial de minha pesquisa de Dissertação, na qual trabalho com os projetos e experiências de instrução desse segmento no mesmo período e local. Neste artigo, sintetizo algumas reflexões sobre o tema, levantando, para tanto, breve discussão historiográfica sobre o assunto através do diálogo com a História da Educação. Algumas leis do Império, como as medidas de emancipação e leis de instrução são apresentadas para avaliar como eram norteadas as possibilidades de acesso desses sujeitos ao ensino público. Por fim, algumas evidências de escolarização desse grupo encontradas, sobretudo na documentação escolar paranaense incrementam as análises, indicando a forma como as experiências desses sujeitos com a escola se relacionaram com suas próprias expectativas de liberdade.
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