Eusébio de Cesareia e a formatação do cristianismo como base ideológica para o poder imperial no século IV
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i28.33065Palavras-chave:
HistóriaResumo
Flávio Valério Constantino (306-337) estava inserido em um espaço em que a base ideológica do poder estava em transformação, devido às reestruturações político-institucionais do mundo romano, bem como às diversas ideias que coexistiam e influenciavam o seu governo. Eusébio de Cesareia (260/65-339/40), bispo cristão desta cidade desde aproximadamente o ano de 313 até a sua morte, tornou-se principalmente conhecido por ter iniciado dois gêneros narrativos: a Crônica cristã e a História da Igreja. Este artigo é dedicado especialmente à História Eclesiástica, a narrativa de Eusébio que se inicia com a vinda de Jesus Cristo como homem ao mundo e termina com a derrota de Licínio por Constantino, em 324. Temos por intuito observar e explicar como foram construídos argumentos na História Eclesiástica apontando para a legitimação do poder imperial romano, em um momento da Antiguidade Tardia de instabilidade e desestruturação política.
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