Imperator Dominus Mundi: a perspectiva da auctoritas no principado de Octávio Augusto (27 a.C- 14 d.C)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v11i26.27552Palavras-chave:
auctoritas, virtudes, imagem política.Resumo
O presente trabalho busca analisar a imagem elaborada a partir das virtudes como meio legitimador do Principado Romano na pessoa de Octávio Augusto. Busca-se entender como esta imagem política influencia diretamente na auctoritas, ou seja, no poder exercido e conquistado pelo princeps através do povo romano. Na historiografia sabe-se que não cabem generalizações. Contudo, a propaganda política utilizada pelo princeps buscava justificar e afirmar o seu poder tendo em vista uma nova configuração para a estrutura governativa romana, o Principado, justificando desta maneira para o povo o direito a sua auctoritas na tentativa de evitar, assim, contestações ao seu poder. O objetivo desta investigação consiste em compreender como a imagem elaborada de Augusto influencia diretamente na sustentação e na elaboração de sua auctoritas. Como base para a pesquisa prioriza-se a análise das fontes primárias e secundárias do período e obras de historiadores que auxiliam na compreensão dos conceitos e da contextualização dos séculos I a.C e I d.C.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

