Imperator Dominus Mundi: a perspectiva da auctoritas no principado de Octávio Augusto (27 a.C- 14 d.C)

Autores

  • Rafaela de Sousa Trentini Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v11i26.27552

Palavras-chave:

auctoritas, virtudes, imagem política.

Resumo

O presente trabalho busca analisar a imagem elaborada a partir das virtudes como meio legitimador do Principado Romano na pessoa de Octávio Augusto. Busca-se entender como esta imagem política influencia diretamente na auctoritas, ou seja, no poder exercido e conquistado pelo princeps através do povo romano. Na historiografia sabe-se que não cabem generalizações. Contudo, a propaganda política utilizada pelo princeps buscava justificar e afirmar o seu poder tendo em vista uma nova configuração para a estrutura governativa romana, o Principado, justificando desta maneira para o povo o direito a sua auctoritas na tentativa de evitar, assim, contestações ao seu poder. O objetivo desta investigação consiste em compreender como a imagem elaborada de Augusto influencia diretamente na sustentação e na elaboração de sua auctoritas. Como base para a pesquisa prioriza-se a análise das fontes primárias e secundárias do período e obras de historiadores que auxiliam na compreensão dos conceitos e da contextualização dos séculos I a.C e I d.C.

Biografia do Autor

Rafaela de Sousa Trentini, Universidade Federal do Paraná

Graduada em História na Universidade Federal do Paraná. Atualmente faz Mestrado também na Universidade Federal do Paraná, onde desenvolve pesquisas na linha de Cultura e Poder, com ênfase na Antiguidade Helenística e Principado Romano.

Downloads

Como Citar

Trentini, R. de S. (2010). Imperator Dominus Mundi: a perspectiva da auctoritas no principado de Octávio Augusto (27 a.C- 14 d.C). Revista Vernáculo, 11(26). https://doi.org/10.5380/rv.v11i26.27552

Edição

Seção

Artigos