Perspectivas e sintomas da historiografia do período tardo medieval: um encontro entre Ocidente e Oriente
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v11i25.22875Palavras-chave:
historiografia medieval, outono medieval, narrativa medievalResumo
Neste artigo propomos investigar as perspectivas e sintomas da historiografia tardo-medieval. Destarte, analisamos alguns aspectos do modo de escrever a História por Jean Froissart, Pero Lopez de Ayala, Fernão Lopes, Ibn Al-Khatib, Al-Maqrizi e Ibn Al-Furat, com o intuito de verificar as aproximações e distanciamentos metodológicos entre eles. Pontuamos a dinâmica das narrativas entre ambos os espaços de erudição, cristã e islâmica, e propomos sua possível interação e/ou ação concomitante do entendimento histórico nesse período do outono da Idade Média. Nosso estudo, portanto, esclarece visões parciais sobre o medievo e promove o encontro entre Ocidente e Oriente através da História.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

