Joaquim: o periódico que ousou trazer o mundo para a província

Autores

  • Daniel Verginelli Galantin
  • Franciele do Couto Grabowski

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v1i24/24.20859

Resumo

Neste artigo analisamos a produção textual do periódico Joaquim, publicado na década de 1940 em Curitiba. Estudamos as discussões quanto ao movimento modernista que perpassou os meios artísticos paranaenses, especialmente o grupo de intelectuais e artistas que faziam parte do periódico citado. Com isso observamos a constituição de discursos críticos aos paradigmas de arte paranense vigentes até o momento, especialmente o paranismo, em prol de uma arte que não se limite apenas a dialogar e exaltar elementos locais. Damos especial atenção à crítica a Emiliano Perneta formulada por Dalton Trevisan. A forma com que o primeiro se apropria de elementos simbolistas é criticada pelo segundo na medida em que dessa apropriação resulta uma poesia demasiadamente comportada. Tentamos assim contrapor elementos da própria poesia simbolista (Rimbaud é nosso exemplo) à forma com que Perneta formulou sua poesia. Nossa hipótese é que, em Rimbaud, há uma forte crítica à noção de identidade, a qual é mitigada na poesia criticada por Trevisan.

Como Citar

Galantin, D. V., & Grabowski, F. do C. (2009). Joaquim: o periódico que ousou trazer o mundo para a província. Revista Vernáculo, 1(24/24). https://doi.org/10.5380/rv.v1i24/24.20859

Edição

Seção

Artigos