O mundo civilizado no séc. VI: a opografia cristã de Cosme Indicopleustes
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v1i21/22.20794Palavras-chave:
Civilização, Cosme Indicopleustes, Justiniano, Império BizantinoResumo
Os contatos entre Ocidente e Oriente costumam figurar como tópicos dignos de atenção apenas após o advento da Idade Média. No entanto, é recorrente a conclusão de que ambas as partes já possuíam, ao menos, conhecimento do "outro lado" em períodos muito anteriores e de que o fluxo de trocas culturais, sociais e econômicas, era muito mais intenso do que se imagina. Para ilustrar este fato, será feita uma análise da obra de Cosme Indicopleustes, viajante alexandrino que, no Séc. VI, durante o reinado de Justiniano, escreve a "Topografia Cristã", obra que ao traçar uma ampla descrição da expansão geográfica da fé cristã, principalmente nas regiões orientais, representa uma tentativa de inserção desta parcela territorial no projeto político do imperador bizantino, ou seja, no próprio conceito de civilização deste contexto.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.