Ascensão e legitimação de Alexandre, o Grande, na "Anábase de Alexandre Magno" de Arriano de Nicomédia
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v1i21/22.20738Palavras-chave:
Alexandre, o Grande, Grécia Antiga, Civilização Helenística, Arriano de NicomédiaResumo
O presente artigo traz uma análise do processo de ascensão e legitimação de Alexandre, o Grande, com base na obra Anábase de Alexandre Magno, de Arriano de Nicomédia. Escrevendo no século II d.C., este autor compôs uma história que privilegiou os aspectos políticos e militares da vida de Alexandre, na qual ressalta de forma implícita o bom exemplo de suas ações e comportamento. Ou seja, de sua notável liderança. Discutimos aqui o modo como a figura histórica de Alexandre foi construída, buscando compreender os possíveis interesses de Arriano por detrás desta narrativa. Ao mesmo tempo tentamos nos aproximar de um Alexandre histórico através dela, apontando as características de um período (que vai de 336 à 334 a.C) no qual ele consolidou, estrategicamente, sua posição enquanto rei macedônio e hegemon dos gregos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

