A Inevitabilidade do Sintoma
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v1i14/15/16.17437Palavras-chave:
sintoma, recalque, angústia, castração, Complejo de Castración, Libido, FreídResumo
O presente trabalho consiste em uma apresentação do sintoma e sua relação com a neurose, desde a obra freudiana. Percorre um caminho que vai desde os caminhos da libido até sua regressão e consequente recalque. O trabalho abrange os dois lados em conflito representados na formação do sintoma, constituído como um acordo entre a libido insatisfeita e a angústia de castração sentida pelo ego e que faz agir o recalque. Faz verificar que o sintoma é de fato inevitável, observação calcada na inevitabilidade do complexo de castração, na insuportabilidade da castração, cujo sintoma é constituído no sentido de mitigá-la, de fazê-la sumir.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

