Fascismo e Igreja Católica
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v1i14/15/16.17436Palavras-chave:
Fascismo, Igreja católica, Vaticano, totalitarismo, franquismo, salazarismo, integralismo, Iglesia Católica, Regimenes políticos totalitariosResumo
O presente artigo tem como tema a articulação política entre o fascismo e a Igreja católica. Como se deu a relação entre os regimes totalitários de direita, predominantes na Europa dos anos 20, 30 e 40 e a Igreja católica é o eixo central do artigo que ora se apresenta. Será dado um tratamento mais profundo aos casos da Espanha e da Itália, onde essa relação foi mais estreita. Não deixarão de ser abordados outros países onde há uma grande população católica, nos quais foi possível uma maior influência do Vaticano, nomeadamente Portugal, Croácia e Áustria, além daqueles que foram ocupados durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, serão tratados também movimentos fascistas que não conseguiram chegar ao poder mas que mostram o apelo ao catolicismo, como o integralismo no Brasil e o rexismo na Bélgica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

