Influência dos símbolos e ritos do cerimonial de Colação de Grau na formação da identidade organizacional universitária
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v17i2.92597Palavras-chave:
Símbolos, Ritos, Cerimonial, Colação de grau, Identidade organizacionalResumo
A colação de grau é um marco na vida acadêmica. Como um dos eventos mais importantes de uma instituição de ensino, enseja em seus participantes diferentes sentimentos por meio da comunicação e de múltiplos elementos do cerimonial universitário com os diversos públicos presentes no evento. Neste sentido, objetivou-se identificar a influência dos símbolos e ritos do cerimonial da colação de grau para o fortalecimento da identidade organizacional de uma universidade federal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram gerados por meio de observação participante, aplicação de questionários semiestruturados com nove pró-reitores e um vice-reitor e entrevistas semiestruturadas com a chefe do cerimonial da universidade e com três coordenadores de cursos de graduação de uma unidade acadêmica da instituição. Após a análise social dos discursos, foram identificados fatores que são formas de influência dos símbolos e dos ritos no fortalecimento da identidade organizacional universitária. Tais fatores foram distribuídos nas categorias empíricas comunicação, sentimento e representação, que correspondem às percepções dos participantes acerca dos elementos do cerimonial universitário de colação de grau. Percebeu-se adicionalmente que, na percepção dos abordados, há influência positiva dos símbolos e ritos no fortalecimento da identidade organizacional da universidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joelma Soares da Silva, Larissa Ingrid Cardoso Forte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.