Avaliação do Programa Institucional de Monitoria nos cursos de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), à luz do engajamento estudantil

Autores

  • Maria Helena Belchior Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Rosa Silva Centro Universitário UNIFBV Widen

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.63003

Palavras-chave:

Turismo, Engajamento estudantil, Programa de monitoria, Experiência.

Resumo

O cenário deste trabalho é focado em uma Universidade Pública Federal e no seu Programa Institucional de Monitoria. Tem como objetivo avaliar a monitoria acadêmica desenvolvida pelos estudantes dos cursos de Bacharelado em Hotelaria e em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), no período de 2013.1 a 2018.1, a partir do engajamento de seus participantes. Classifica-se, quanto aos objetivos, a partir da perspectiva exploratória e explicativa. Possui uma abordagem qualitativa amparada nas análises de 17 relatórios de monitoria, em especial a seção avaliação de experiência da monitoria, relativas à participação dos discentes na condição de monitores. Para fins de tratamento dos dados optou-se pela criação de categorias, levando-se em consideração as dimensões do engajamento estudantil cognitiva, comportamental e emotiva. Como resultados, foi possível avaliar a permanência de um estudante continuadamente por três monitorias consecutivas sob orientação de um mesmo docente; em quatro dos relatórios todas as dimensões do engajamento foram encontradas. Ademais, a dimensão cognitiva foi a mais presente nos documentos analisados, 13 no total, o que, sobremaneira, aproxima o Programa Institucional de Monitoria ao engajamento estudantil com vistas a um aprendizado mais consistente e significativo do discente participante.

Biografia do Autor

Maria Helena Belchior, Universidade Federal de Pernambuco

Formação: Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pernambuco. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias (EDUCAT). Atividade Profissional: Docente da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Hotelaria e Turismo.

Ana Rosa Silva, Centro Universitário UNIFBV Widen

Formação: Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pernambuco. Atividade Profissional: Docente do Centro Universitário UniFBV Wyden nos Cursos Superiores de Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos.

Downloads

Publicado

2019-02-14

Como Citar

Belchior, M. H., & Silva, A. R. (2019). Avaliação do Programa Institucional de Monitoria nos cursos de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), à luz do engajamento estudantil. Turismo E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.5380/tes.v11i3.63003

Edição

Seção

Artigos