Turismo, história oral e velhice: o contexto do patrimônio cultural rural paulista (São Paulo, Brasil)

Auteurs-es

  • Lívia Morais Garcia Lima Universidade Estadual de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.37567

Mots-clés :

Velhice, História oral, Turismo, Patrimônio.

Résumé

Neste artigo se teve por objetivo refletir sobre a contribuição da história oral nos estudos sobre o patrimônio e as ações de educação patrimonial em fazendas históricas paulistas (São Paulo, Brasil). As questões aqui problematizadas fazem parte de uma pesquisa concluída em 2010, onde o patrimônio estava sendo explorado como espaço turístico educacional dentro de uma visão da educação não formal no contexto rural, voltado para o público idoso, de formações educacionais e classes sociais diversas. Esse processo foi realizado a partir de uma metodologia de caráter qualitativo (História Oral) com ênfase em duas técnicas: a entrevista aberta e o depoimento temático. A pesquisa sobre o patrimônio cultural rural paulista se tornou um trabalho sobre a utilização dos bens culturais como fonte de lazer e turismo, possibilitando um exercício de sensibilização para a valorização dos espaços rurais, a partir da análise das representações dos sujeitos e seus papéis, o imaginário rural, e da decodificação dos valores existentes naqueles espaços.

Biographie de l'auteur-e

Lívia Morais Garcia Lima, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP na área de Ciências Sociais na Educação – DECISE e bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realizou estágio de pesquisa no exterior na Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), com bolsa BEPE/FAPESP entre 2013 e 2014.

Téléchargements

Publié-e

2015-08-31

Comment citer

Lima, L. M. G. (2015). Turismo, história oral e velhice: o contexto do patrimônio cultural rural paulista (São Paulo, Brasil). Turismo E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.5380/tes.v8i2.37567

Numéro

Rubrique

Artigos