Educação e produção de conhecimento em turismo e em lazer com base na dinâmica pedagógica de resolução de problemas

Autores/as

  • Edegar Luis Tomazzoni USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41235

Palabras clave:

Turismo e Lazer, Educação, Problemas, Conhecimento, Autoaprendizagem.

Resumen

Em razão da diversidade de segmentos em turismo e lazer, a formação do profissional na área é, ao mesmo tempo, complexa e promissora. A aprendizagem baseada em resolução de problemas (ABP) diferencia-se significativamente da pedagogia tradicional, em que o professor, por meio de aulas expositivas, é o principal ator do processo de ensino. O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da disciplina Resolução de Problemas II (RP II) para o ensino e para a produção de conhecimento em turismo e lazer. A disciplina integra a grade curricular do Curso de Lazer e Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).   No método do artigo, descreve-se a dinâmica pedagógica e, como exemplos, destacam-se dez estudos produzidos, nos anos de 2012 e 2013, pelos grupos de alunos. A experiência mostra que o intercâmbio de ideias, por meio de discussões, as pesquisas de campo e o autoaprendizado instigam os alunos dos primeiros semestres do curso à produção de conhecimentos e ao desenvolvimento de habilidades para intervenções na realidade e para atuação no mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

Edegar Luis Tomazzoni, USP

Graduação em Engenharia Química (PUCRS), Especialização em Administração (UFRGS). Mestrado em Turismo (UCS). Doutorado em Ciências da Comunicação com Ênfase em Turismo pela Escola de Ciências e Comunicações (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Atividade profissional: Docente do Mestrado em Turismo, do Mestrado em Mudança Social e Participação Política e do Curso de Graduação em Lazer e Turismo, na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2016-06-21

Cómo citar

Tomazzoni, E. L. (2016). Educação e produção de conhecimento em turismo e em lazer com base na dinâmica pedagógica de resolução de problemas. Turismo E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.5380/tes.v8i3.41235

Número

Sección

Artigos