Copa do Mundo no Brasil: entre expectativas elevadas e benefícios imprecisos

Autores/as

  • Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Patricia Baliski Universidade Federal do Paraná
  • Alexandre Gomes Ferreira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i1.37137

Palabras clave:

Copa do Mundo, Megaevento, Transformações urbanas, Curitiba.

Resumen

No presente texto discutem-se os megaeventos esportivos e a sua importância como estratégia de desenvolvimento urbano. A Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2014 é o objeto de análise, com a ênfase voltada para a cidade de Curitiba. São apresentados dados relativos aos investimentos públicos nas 12 cidades-sedes. Sob esta ótica se faz uma avaliação dos setores de mobilidade urbana, infraestrutura de aeroportos e de portos, da construção e/ou reforma de estádios, e de desenvolvimento turístico. Como fonte principal de informações foi utilizada a Matriz de Responsabilidades do Governo Federal e, para Curitiba, utilizaram-se também dados dos órgãos públicos locais. Em Curitiba partiu-se de uma ampla agenda de transformações urbanas previstas em 2009 para realizar em 2014, de reduzidas intervenções urbanas, com impactos limitados no conjunto da cidade, corroborando o hiato entre as expectativas criadas e os benefícios advindos com a realização de megaeventos.

Biografía del autor/a

Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Formação: Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente (SP), Mestrado em Geografia pela UNESP, campus de Rio Claro (SP), Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-doutorado pela Université Paris I, França. Atividade profissional: Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do INCT/Observatório das Metrópoles, Departamento de Geografia.

Patricia Baliski, Universidade Federal do Paraná

Formação: Graduação e Mestrado em Geografia pela UFPR. Atividade profissional: Assistente de Pesquisa do Núcleo Curitiba do INCT/Observatório das Metrópoles, Laboratório de Dinâmicas Metropolitanas.

Alexandre Gomes Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Graduação e Mestrado em Geografia pela UFPR Atividade profissional: Laboratório de Dinâmicas Metropolitanas.

Publicado

2014-01-31

Cómo citar

Firkowski, O. L. C. de F., Baliski, P., & Ferreira, A. G. (2014). Copa do Mundo no Brasil: entre expectativas elevadas e benefícios imprecisos. Turismo E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.5380/tes.v7i1.37137

Número

Sección

Artigos