A INFLUÊNCIA DE FATORES COMPORTAMENTAIS NA INTENÇÃO DE VIAGEM DE BRASILEIROS NO PERÍODO PANDÊMICO

Autores

  • Gilmara Barros da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Adriana Melo Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Rafaely Moreira Sabbá Neiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Sérgio Marques Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v16i2.93938

Palavras-chave:

Turismo, Intenção de viagem, Turistas brasileiros, COVID-19.

Resumo

RESUMO

Este artigo objetivou investigar junto aos viajantes brasileiros a intenção de viagem para locais que adotassem programas de vacinação em massa contra a COVID-19 em 2021. A fundamentação teórica discute o planejamento e estratégias competitivas no turismo, o impacto da COVID-19 no turismo brasileiro e a Teoria do Comportamento Planejado em estudos de turismo. Empregou-se pesquisas exploratória e descritiva, abordagem quantitativa através de questionários aplicados a 132 entrevistados brasileiros entre fevereiro e março de 2021. A metodologia incluiu o modelo da Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen (1991) e a Modelagem de Equações Estruturais para investigar os relacionamentos entre os constructos estudados. Os resultados indicam que a intenção dos brasileiros de viajar para destinos com vacinação em massa foi influenciada pelas atitudes e pelo controle comportamental percebido. Conclui-se que a adoção da vacinação em massa como estratégia de gestão interfere na atração de turistas que valorizam a segurança e minimizam os riscos à saúde ao planejar e realizar viagens.

Palavras-chave: Turismo; Intenção de viagem; Turistas brasileiros; COVID-19.


Biografia do Autor

Gilmara Barros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). Mestra e Bacharel em Turismo pela UFRN. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Bacharel em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Guia de Turismo pelo IFRN.

Adriana Melo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Integrada Olga Meetig (2005), em Gestão Ambiental voltada para Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2009), em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2012) e em Gestão e Docência em Educação a Distância - USFC/IFMG (2013), graduada em Turismo pela Faculdade Visconde de Cairu (2004). Atualmente é professora titular do quadro permanente do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Rafaely Moreira Sabbá Neiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). Mestre em Turismo pela UFRN. Especialista em Gestão de Eventos pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Turismo com ênfase em Ecoturismo pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM - PA). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.

Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1993). Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando nos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Florestal, na área de Gestão de Projetos e no Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR), com ênfase em gestão de projetos turísticos. Integrante do corpo docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona (2005). Pós-Doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona (2020/CNPq). Mestrado em Comunicação e Estratégia Política pela Universidade Autônoma de Barcelona (2005). Suficiência Investigadora (DEA) em Pesquisa de Mercado pela Universidade de Barcelona (2002). Especialização em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (1998). Bacharel em Administração pela Universidade Potiguar (1990). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN). Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa Traveleing: Estudos em Marketing, Vendas e Consumo de Serviços de Hospitalidade, Lazer e Turismo (UFPE). Membro pesquisadora do Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação LAICOM/UFMS-CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Marcas e Marketing (GPMAR/CNPq). Membro pesquisadora da Associação Científica para a Avaliação e Medição de Valores Humanos AEVA/Barcelona-Espanha. Tem experiência nas áreas de Turismo Sustentável e Marketing Estratégico, atuando nos seguintes temas: Gestão da Qualidade, Comportamento do Consumidor e Gestão de Marcas (Branding).

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Publicado

27-01-2025

Como Citar

Barros da Silva, G., Melo Santos, A., Moreira Sabbá Neiva, R., Marques Júnior, S., & Fernandes Ferreira, L. V. (2025). A INFLUÊNCIA DE FATORES COMPORTAMENTAIS NA INTENÇÃO DE VIAGEM DE BRASILEIROS NO PERÍODO PANDÊMICO. Turismo E Sociedade, 16(2), 42–61. https://doi.org/10.5380/ts.v16i2.93938

Edição

Seção

Artigos