A INFLUÊNCIA DE FATORES COMPORTAMENTAIS NA INTENÇÃO DE VIAGEM DE BRASILEIROS NO PERÍODO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v16i2.93938Palavras-chave:
Turismo, Intenção de viagem, Turistas brasileiros, COVID-19.Resumo
RESUMO
Este artigo objetivou investigar junto aos viajantes brasileiros a intenção de viagem para locais que adotassem programas de vacinação em massa contra a COVID-19 em 2021. A fundamentação teórica discute o planejamento e estratégias competitivas no turismo, o impacto da COVID-19 no turismo brasileiro e a Teoria do Comportamento Planejado em estudos de turismo. Empregou-se pesquisas exploratória e descritiva, abordagem quantitativa através de questionários aplicados a 132 entrevistados brasileiros entre fevereiro e março de 2021. A metodologia incluiu o modelo da Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen (1991) e a Modelagem de Equações Estruturais para investigar os relacionamentos entre os constructos estudados. Os resultados indicam que a intenção dos brasileiros de viajar para destinos com vacinação em massa foi influenciada pelas atitudes e pelo controle comportamental percebido. Conclui-se que a adoção da vacinação em massa como estratégia de gestão interfere na atração de turistas que valorizam a segurança e minimizam os riscos à saúde ao planejar e realizar viagens.
Palavras-chave: Turismo; Intenção de viagem; Turistas brasileiros; COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gilmara Barros da Silva, Adriana Melo Santos, Rafaely Moreira Sabbá Neiva, Sérgio Marques Júnior, Lissa Valéria Fernandes Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.