Turismo cultural de Icó-CE: diagnóstico, plano de ação e sustentabilidade do patrimônio material
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v16i2.92993Palavras-chave:
Turismo, Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável, Patrimônio, Gestão PatrimonialResumo
O turismo é caracterizado como fenômeno social, cultural e econômico. O turismo cultural se efetivou como um elemento importante no crescimento regional contribuindo para as estratégias de desenvolvimento sustentável. Patrimônio cultural é o conjunto de manifestações culturais e se constitui no diálogo da comunidade com seu território. A cidade de Icó é um patrimônio cultural nacional tombado justificado por seu acervo material, apresentando potencialidades para promoção do desenvolvimento do turismo cultural. O objetivo deste manuscrito é realizar um diagnóstico do turismo cultural em Icó e propor um plano de ação para potencializar este segmento turístico. Metodologicamente tem uma abordagem qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório-descritivo. Realizou-se um levantamento bibliográfico, documental, cartográfico, iconográfico, trabalhos de campo e etapas em laboratório, com elaboração de mapeamento digital. Os resultados apresentam a importância do turismo cultural, com ênfase no seu patrimônio material, de modo a contribuir com as discussões acerca do conceito, das abordagens metodológicas e de suas possíveis aplicações na construção de estratégias sustentáveis de uso do patrimônio cultural material de Icó.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Waldilene de Sousa Cavalcante, Marcelo Martins de Moura Fé, Jeniffer de Nadae, Francisco Tiago Setuval Carvalho, MARIA ADJAYNNE DE LIMA LINO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.