Avaliação do potencial turístico do Centro Cultural São Francisco de João Pessoa/PB sob a ótica do turismo patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v16i2.90497Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Turismo Patrimonial, Turismo Histórico, Matriz Market Appeal-RobusticityResumo
A presente pesquisa se desenvolveu sob a perspectiva do turismo patrimonial com foco no Centro Cultural São Francisco, um complexo franciscano de construção secular localizado no Centro Histórico de João Pessoa (PB), tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN) em 1952. O estudo teve como objetivo avaliar o gerenciamento patrimonial do Centro Cultural São Francisco para o desenvolvimento da atividade turística por meio da análise da matriz Market Appeal-Robusticity. A utilização desta metodologia teve como base o modelo proposto por du Cros (2001) e possibilitou observar a relação entre o valor histórico/sociocultural e sua respectiva utilização para o mercado turístico. Os principais resultados demonstraram que o patrimônio em questão é adequado para desenvolver a atividade turística sem apresentar riscos que comprometam seus aspectos estruturais e culturais. Esse estudo pode contribuir diretamente com a conscientização do trade turístico acerca da efetiva inclusão do Centro como atrativo em roteiros locais, já que o bem é considerado uma das principais referências coloniais do país.
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