Resenha: ROCHA, Darllan Neves da. Mestres do barro: patrimônio, turismo cultural e kitsch no Alto do Moura. Salvador, BA: Editora Segundo Selo, 2020.

Autores

  • Ubiraneila Capinan Barbosa Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia. Instituto Federal Baiano (IFBAIANO), Catu, Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v14i2.83888

Palavras-chave:

Turismo cultural, Artesanato, Patrimônio, Alto do Moura, Pernambuco

Resumo

Esta resenha versa sobre o livro “Mestres do barro: patrimônio, turismo cultural e kitsch no Alto do Moura”, que foi escrito por Darllan Neves da Rocha. No qual, o autor descreve analiticamente as relações engendradas no fazer com o barro e como elas se desdobram em arte, artesanato, patrimônio e turismo cultural (etnoturismo e kitschturismo) no bairro rural do Alto do Moura, município de Caruaru, Pernambuco. Ele apresenta ainda os mestres da arte com o barro, os seus discípulos e os demais legados, que permanecem dinamicamente vivos na localidade, bem como aborda a organização social do grupo, sobretudo, a existente em torno do turismo. A presente resenha aborda as escolhas teóricas metodológicas do autor, resume de forma analítica os três capítulos que, respectivamente, tratam sobre o grupo e sua história, os patrimônios e o turismo cultura. Conclui-se que a obra Mestres do barro estabelece debates teóricos com a produção existe sobre turismo e patrimônio, nestes campos, contribui com categorias analíticas inovadoras. Além disto, enquanto uma etnografia, proporciona conhecer o Alto Moura e sua intrincada tessitura sociocultural.

Biografia do Autor

Ubiraneila Capinan Barbosa, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia. Instituto Federal Baiano (IFBAIANO), Catu, Bahia.

Professora do Instituto Federal Baiano - IFBAIANO atuado nos cursos integrados, PROEJA e superior. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA, no qual cursa doutorado. Licenciada em Ciências Sociais e Bacharel em Sociologia pela UFBA. Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Rurais e Ambientais - NUCLEAR/UFBA. Antropóloga associada a Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Tem experiência nas áreas de Sociologia e de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, campesinato, quilombo remanescente, território e política pública. Mãe de uma pequena de 5 anos - Marina Capinan Santiago

Downloads

Publicado

04-03-2022

Como Citar

Barbosa, U. C. (2022). Resenha: ROCHA, Darllan Neves da. Mestres do barro: patrimônio, turismo cultural e kitsch no Alto do Moura. Salvador, BA: Editora Segundo Selo, 2020. Turismo E Sociedade, 14(2). https://doi.org/10.5380/ts.v14i2.83888

Edição

Seção

Resenhas