Bem-vindo ao Recife Assombrado: uma análise da potencialidade à promoção do Dark Tourism em Recife-PE

Autores

  • Weslley Carlos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.
  • Felipe Gomes do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.
  • Ana Karina de Oliveira Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.
  • Michel Jairo Vieira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.
  • Ricardo Lanzarini Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte. https://orcid.org/0000-0001-6817-7177

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.83444

Palavras-chave:

Dark tourism, Cultura, Promoção, Recife-PE

Resumo

O dark tourism surge como uma alternativa de turismo, sendo apresentado sob a forma de experiências carregadas de misticismo e simbologias, remetendo às memórias, histórias e contos, tematizados sob o aspecto sombrio e passados de geração para geração. Diversos autores como: Seaton (1996), Blom (2000), Tarlow (2005), Stone (2009; 2012), Sharpley (2009), interpretam as dimensões compreendidas no âmbito do dark tourism, que cooperam nas fundamentações teóricas contidas neste trabalho. Nesse contexto, coloca-se em cena a cidade de Recife, Pernambuco (PE - Brasil), que evoca narrativas assombradas, construindo o imaginário individual e coletivo, edificado pela obra do escritor pernambucano Gilberto Freyre, que concretiza o olhar do dark nas ruas, vielas e prédios do Recife antigo. Neste cenário imaginativo e pavoroso, o presente artigo objetiva avaliar o filme e o website “Recife Assombrado” como ferramentas potenciais de promoção para o segmento de dark tourism em Recife. Este estudo de caráter qualitativo e descritivo, obteve resultados por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor do longa-metragem e com os produtores do website, tendo sido realizado entre os meses de maio e junho de 2020. Como principais resultados, percebeu-se que as ferramentas em estudo têm potencial contributivo para a promoção do dark tourism em Recife. Elas têm promovido o imaginário das pessoas que acessam o conteúdo disponibilizado, uma vez que os materiais dispostos na plataforma funcionam como subsídios para criar produtos turísticos como os ofertados pela agência de turismo, tais como tour e eventos mal-assombrados. Sugere-se, pois, que novos estudos sejam feitos, tendo como base a relação do poder público e privado pelas iniciativas estudadas nesta pesquisa, bem como estudos que possam focar nas empresas que ofertam serviços e na demanda turísticas deste segmento em Recife. 

Biografia do Autor

Weslley Carlos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.

Mestrando em turismo pelo programa de pós graduação em turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR)

Felipe Gomes do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.

Doutorando em Turismo - UFRN

Mestre em Desenvolvimento e Meio ambiente - UFPB

Bacharel em Hotelaria – UFPB

Membro do GCET- Grupo de Cultura e Estudos em Turismo

Ana Karina de Oliveira Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.

Doutoranda em Turismo - UFRN

Mestra em Turismo - UFRN

Especialista em Alta Gastronomia - FPB

Bacharela em Direito - UNP e Gastróloga - UNP

Advogada - OAB/RN e Editora Cultural - Revista Foco Nordeste

Michel Jairo Vieira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.

Doutorado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017), além de Mestrado (2011) e Graduação (2004) na mesma área e universidade, sendo também especialista em Planejamento e Consultoria Turística (FCC - 2009). Atualmente é professor do curso de graduação em Turismo da UFRN, ministrando comumente as disciplinas de Consultoria Turística, Meodologias Qualitativas em Turismo, Turismo e Cinema e Sistemas de Transporte.

Ricardo Lanzarini, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte.

Bacharel em Turismo (UFMS) e Doutor em Ciências Humanas (UFSC), com Pós-doutorado em Lazer e Turismo (USP). Professor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DETUR/UFRN) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN), onde atua como Editor Científico da Revista de Turismo Contemporâneo (RTC-UFRN)

Downloads

Publicado

21-09-2022

Como Citar

Silva, W. C., Nascimento, F. G. do, Maia, A. K. de O., Silva, M. J. V. da, & Lanzarini, R. (2022). Bem-vindo ao Recife Assombrado: uma análise da potencialidade à promoção do Dark Tourism em Recife-PE. Turismo E Sociedade, 15(1), 123–142. https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.83444

Edição

Seção

Seminário ANPTUR 2021