Políticas públicas em turismo e a violência espacializada no polo turístico Agreste-Trairi do Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.83151

Palavras-chave:

Turismo, Violência, Regionalização, Polo Agreste-Trairi

Resumo

O objetivo deste estudo constituiu-se em refletir sobre os índices de Condutas Violentas Letais Intencionais CVLI confrontados com os recursos descentralizados do Ministério do Turismo por meio do programa de regionalização no Polo Turístico Agreste-Trairi do Estado do Rio Grande do Norte. Foram analisados os quinze municípios do polo e realizado o levantamento dos valores dos repasses e índices de CVLI no Portal da Transparência dos Recursos Federais e no Observatório de Violência do Rio Grande do Norte, respectivamente. A pesquisa partiu da observação dos fenômenos (turismo e violência) por meio de dados que tracejaram de forma quantitativa a realidade social, seja na inserção do município no mapa turístico, seja pela quantidade de CVLI que o polo apresenta, caracterizando um estudo de caso. Notou-se que os municípios estão categorizados, em sua maioria, com qualificações mais baixas como “D” e “E” no mapa turístico e aqueles que obtiveram maior repasse, possuem índices de CVLI mais acentuados. A fim de conciliar os dados, observou-se que municípios que receberam uma quantia média de 200 mil reais concentraram maior número de CVLI. O dado retratou que os municípios obtiveram o maior número de ações urbanas e/ou sociais com recursos ministeriais, possuem um maior número de obras inacabadas, ações não desenvolvidas com projetos de convênio que foram anulados ou excluídos no decorrer do processo.

Biografia do Autor

Francisco Xavier da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde realizou intercâmbio acadêmico e linguístico na Universidad de Medellín - Colômbia. É membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo da UFRN - Campus Natal.

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em ciências do desenvolvimento socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA, Mestre em cultura e turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal da Bahia e Bacharel em turismo pela Universidade Federal do Pará. Professor Associado I do Departamento de Turismo da UFRN, Líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo – GEPPOT/UFRN/CNPQ e Professor Permanente da Pós-Graduação em Turismo PPGTUR/ UFRN (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Silva Júnior, F. X. da, & Nóbrega, W. R. de M. (2022). Políticas públicas em turismo e a violência espacializada no polo turístico Agreste-Trairi do Rio Grande do Norte, Brasil. Turismo E Sociedade, 15(1), 103–122. https://doi.org/10.5380/ts.v15i1.83151

Edição

Seção

Seminário ANPTUR 2021