Turismo em Ambientes Costeiros e o Combate ao Lixo no Mar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v14i1.77653

Palavras-chave:

Turismo, Ambiente Costeiro, Lixo Marinho

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre o turismo em ambientes costeiros e o combate ao lixo que está no mar, um problema de proporções globais. O turismo convencional, entendido como atividade massiva e poluidora, também é responsável por grande parcela do lixo descartado incorretamente e que chega aos oceanos, seja de forma direta ou indireta, mas a atividade turística pode também ser um agente de combate à poluição. Metodologicamente consiste em uma abordagem qualitativa, a partir de discussão teórica e casos emblemáticos de ações realizadas em destinos turísticos internacionais. A discussão aqui proposta está baseada na poluição do oceano em uma perspectiva socioambiental, utilizando, para tanto, de abordagens sobre a relação ser humano e turismo em ambientes costeiros. A partir dos resultados obtidos foi possível concluir que as iniciativas relacionadas ao combate ao lixo no mar em destinos turísticos podem influenciar na mudança de hábitos de consumo da sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Paula Turra Grechinski, Universidade Estadual do Centro Oeste

Bacharel em Turismo pela Unicentro; Mestre em Gestão do Território pela UEPG; Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento na UFPR. Docente no Departamento de Turismo da Unicentro campus Irati.

Elieti Fátima Goveia, Universidade Estadual do Centro Oeste

Docente e Chefe no Departamento de Turismo na Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro, campus Irati

Downloads

Publicado

26-05-2021

Como Citar

Grechinski, P. T., & Goveia, E. F. (2021). Turismo em Ambientes Costeiros e o Combate ao Lixo no Mar. Turismo E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.5380/ts.v14i1.77653

Edição

Seção

Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 2020