Museu Virtual do Turismo: o que podemos aprender com a experiência portuguesa?

Autores

  • Dalila Rosa Hallal Universidade Federal de Pelotas
  • Valéria Lima Guimarães Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v14i2.77452

Palavras-chave:

Turismo, História do turismo, Memória, Museu virtual

Resumo

Este artigo aborda a experiência do MUVITUR - Museu Virtual do Turismo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), como uma contribuição para o debate sobre a possibilidade de implementação de um museu dessa natureza no Brasil. O trabalho tem por objetivos apresentar a experiência portuguesa, destacar alguns acervos relevantes de instituições brasileiras que podem ajudar a compor um futuro Museu Virtual do Turismo no país e estimular os pares acadêmicos e possíveis parceiros institucionais para o debate e construção de um museu virtual do turismo no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, centrada na descrição e análise do MUVITUR da ESHTE e de iniciativas brasileiras de preservação e divulgação da memória do turismo. O referencial teórico concentrou-se na discussão dos museus no espaço virtual, suas vantagens e sua complexidade, utilizando-se autores como Schweibenz (2004), Muchacho (2005) e Navarrete (2019). Como resultado, foi apurada a relevância do Museu Virtual do Turismo para o registro e preservação da memória pública e privada do turismo e de suas práticas individuais e coletivas ao longo do tempo, para a produção da pesquisa acadêmica e como experiência de lazer e conhecimento para a sociedade. Constatou-se também que a memória brasileira do turismo é pouco acessada e que o país possui potencial e acervo para a criação da sua própria experiência, atendendo tanto os pesquisadores como também todo o conjunto da sociedade, na medida em que lhe oferece experiências de lazer e de conhecimento pelas lentes do turismo.

Biografia do Autor

Dalila Rosa Hallal, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em História – PUCRS, Mestre em Turismo – UCS. Especialista em Turismo – PUCRS. Bacharel em Ciências Domésticas/UFPel. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Valéria Lima Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Turismo, com ênfase em planejamento, gestão e marketing pela Universidade Católica de Brasília; Bacharel em Turismo pela UniverCidade; Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  É professora adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Pesquisa História do Turismo (HisTur), cadastrado no CNPQ

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Publicado

20-09-2021

Como Citar

Hallal, D. R., & Guimarães, V. L. (2021). Museu Virtual do Turismo: o que podemos aprender com a experiência portuguesa?. Turismo E Sociedade, 14(2). https://doi.org/10.5380/ts.v14i2.77452

Edição

Seção

Seminário ANPTUR 2020