Redes de Turismo e Redes Geográficas: um estudo de caso nos limiares da pandemia de Covid-2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v13i3.76235

Palabras clave:

Redes de Turismo, Redes Geográficas, Covid-19, Prudentópolis

Resumen

Este texto apresenta como a abordagem das redes permite aprofundar as análises sobre o turismo em seus desdobramentos socioespaciais. Para tanto inclui apontamentos sobre a natureza das redes geográficas e das redes de turismo no contexto da abordagem da análise de redes sociais, relacionando geografia do turismo e redes, apoiado em resultados de um estudo de caso sobre turismo no município de Prudentópolis (PR), particularmente em período imediatamente anterior ao isolamento social, que ocorreu em virtude da pandemia da covid-19. Os procedimentos metodológicos incluíram levantamento bibliográfico e documental, aplicação de entrevistas e questionários e uso de software de análise de redes sociais. Os resultados mostram que a abordagem das redes pode contribuir para o debate sobre o caráter prospectivo dos estudos das redes de turismo. Demonstrou-se também como o estudo de caso revelou especificidades da rede de turismo do município em seus limites e potencialidades.

Biografía del autor/a

Luciano Antonio Furini, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É Pós-doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professor assistente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Experimental de Ourinhos; com projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa sobre Processos e Dinâmicas Territoriais (Diter) e Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social, população de rua, representações sociais, redes sociais, redes urbanas e planejamento urbano.

Evandro Del Negro da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso (cursando) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Publicado

2021-05-08

Cómo citar

Furini, L. A., & Silva, E. D. N. da. (2021). Redes de Turismo e Redes Geográficas: um estudo de caso nos limiares da pandemia de Covid-2019. Turismo E Sociedade, 13(3). https://doi.org/10.5380/ts.v13i3.76235

Número

Sección

Artigos