Qualidade dos Serviços em Empreendimentos Noturnos adeptos ao movimento LGBTQ+ em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

  • Adson de Lima Claudino Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-6519-6847
  • Paul Allison Oliveira Celestino Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v13i3.75649

Palavras-chave:

Qualidade em serviços, Casas noturnas, LGBTQ , Natal, Turismo

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em analisar a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos serviços oferecidos por empreendimentos noturnos adeptos ao movimento LGBTQ+ em Natal, Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória de natureza quantitativa. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário online, via Google Forms, obtendo 105 respostas relacionadas a qualidade dos serviços de três casas noturnas de Natal utilizando como base as cinco dimensões da qualidade conforme Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988). Os resultados apontam que a qualidade dos serviços influencia positivamente o público desses estabelecimentos, com maior ênfase nos itens de ambiente/tematização, higiene/limpeza e garantia. Conclui-se que os empreendimentos investigados necessitam de um aperfeiçoamento na qualidade de seus serviços para uma melhor qualidade da experiência de seus clientes. Além disso, a partir de melhorias em suas instalações, os estabelecimentos vislumbram a possibilidade de parcerias com agências de turismo e hotelaria, visto que turistas já frequentam tais casas noturnas do destino Natal.

Biografia do Autor

Adson de Lima Claudino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrando em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Turismo pela UFRN. Aluno do Curso Técnico Subsequente em Eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Cidade Alta (IFRN - CAL). E-mail: adsonlc@hotmail.com.

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Paul Allison Oliveira Celestino Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade Potiguar (UNP). E-mail: allison_celestino@hotmail.com.

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Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Turismo pela UFRN.  Bacharel em Turismo pela UFRN. Membro do Grupo de Pesquisas em Marcas e Marketing da UFRN. Bacharelando em Administração de Empresas pela UFRN. Técnica em Gerência de Produção pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). E-mail: islaine_cristiane@hotmail.com

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Publicado

04-03-2021

Como Citar

Claudino, A. de L., Costa, P. A. O. C., & Cavalcante, I. C. O. G. da S. (2021). Qualidade dos Serviços em Empreendimentos Noturnos adeptos ao movimento LGBTQ+ em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Turismo E Sociedade, 13(3). https://doi.org/10.5380/ts.v13i3.75649

Edição

Seção

Artigos