Políticas públicas de turismo na requalificação do Mercado Central de Teresina (Piauí, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/ts.v13i2.72946Palavras-chave:
Mercado Central de Teresina, Turismo, Políticas Públicas, PDITSResumo
O Mercado Central São José localizado em Teresina, estado do Piauí (Brasil), desde a sua constituição se consolidou como principal referência de comércio popular local, entrelaçando a práticas e os elementos significativos do cotidiano da cidade. O recente processo de reforma que o mercado foi submetido, por sua vez, previu a turistificação do espaço, orientado por um conjunto de instrumentos a nível municipal, dentre os quais o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, que objetivavam a sua revitalização, visando a potencialização do turismo no local. Assim, o presente artigo teve por objetivo compreender a trajetória do processo de requalificação do Mercado Central de Teresina, desde o contexto da sua formulação no PDITS, à sua execução e à realidade após a intervenção. Observou-se também questões pertinentes a situação do mercado antes desse processo, bem como a dos profissionais que nele atuam, sua inserção no âmbito desta requalificação, e as expectativas, neste sentido, que foram atingidas. Para tal fim, realizou-se a análise documental do referido plano turístico, aliando tal análise às visitas in loco. Os resultados obtidos revelaram que, com a execução do projeto, novas perspectivas para o local puderam se tornar possíveis, assim como novas questões se apresentaram. Observa-se que o turismo, quando analisado pelo viés das relações entre poder público, comunidade local e turistas apresenta diversas nuances nas relações sociais, produtoras de sentidos e significados atribuídos a bens culturais e patrimônios.