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Indicadores de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nos Resorts do Brasil: um estudo multicaso

Nathan Marques Oliveira, Claudio Alexandre Souza, Rosislene de Fátima Fontana

Resumo


Ações de responsabilidade social empresarial (RSE) não são uma tendência no setor de meios de hospedagem, incluindo resorts, apesar de ser uma realidade no mundo empresarial. Contudo, essas ações vêm sendo implementadas de forma gradativa nos meios de hospedagem do Brasil através de ações pontuais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi compreender as ações de RSE em resorts, as suas singularidades em relação aos ambientes, às dimensões de sustentabilidade e aos stakeholders por meio de uma matriz de análise da responsabilidade social empresarial. A metodologia que dá suporte científico para realização desta pesquisa é o estudo de caso (YIN, 2010), com técnicas de coleta de dados com referência em bases intituladas como mix-métodos, ou seja, métodos qualitativos e quantitativos adotados na elaboração do instrumento de pesquisa, na coleta de dados e na análise. Como principais resultados desta pesquisa destacam-se que as ações de RSE observadas não se comportam de forma uniforme, em relação às variáveis observadas: ambientes, dimensões de sustentabilidade e stakeholders; como tradicionalmente se observa em estudos acadêmicos quando se discute esta prática em determinadas empresas privadas, como o caso dos resorts. Conclui-se que as ações de RSE se comportam de formas diferenciadas, de acordo com as singularidades implícitas em cada uma das variáveis citadas. Isso demanda que se analise cada ação de RSE para compreender suas variáveis e suas idiossincrasias, visto que elas influenciam direta e indiretamente nas ações e nas respectivas relações sociais.


Palavras-chave


Resorts; Responsabilidade Social Empresarial; Indicadores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ts.v13i1.69627