Indicadores de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nos Resorts do Brasil: um estudo multicaso

Autores/as

  • Nathan Marques Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudio Alexandre Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rosislene de Fátima Fontana Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ts.v13i1.69627

Palabras clave:

Resorts, Responsabilidade Social Empresarial, Indicadores.

Resumen

Ações de responsabilidade social empresarial (RSE) não são uma tendência no setor de meios de hospedagem, incluindo resorts, apesar de ser uma realidade no mundo empresarial. Contudo, essas ações vêm sendo implementadas de forma gradativa nos meios de hospedagem do Brasil através de ações pontuais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi compreender as ações de RSE em resorts, as suas singularidades em relação aos ambientes, às dimensões de sustentabilidade e aos stakeholders por meio de uma matriz de análise da responsabilidade social empresarial. A metodologia que dá suporte científico para realização desta pesquisa é o estudo de caso (YIN, 2010), com técnicas de coleta de dados com referência em bases intituladas como mix-métodos, ou seja, métodos qualitativos e quantitativos adotados na elaboração do instrumento de pesquisa, na coleta de dados e na análise. Como principais resultados desta pesquisa destacam-se que as ações de RSE observadas não se comportam de forma uniforme, em relação às variáveis observadas: ambientes, dimensões de sustentabilidade e stakeholders; como tradicionalmente se observa em estudos acadêmicos quando se discute esta prática em determinadas empresas privadas, como o caso dos resorts. Conclui-se que as ações de RSE se comportam de formas diferenciadas, de acordo com as singularidades implícitas em cada uma das variáveis citadas. Isso demanda que se analise cada ação de RSE para compreender suas variáveis e suas idiossincrasias, visto que elas influenciam direta e indiretamente nas ações e nas respectivas relações sociais.

Biografía del autor/a

Nathan Marques Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Hotelaria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2011). Especialização em Gestão em Marketing Organizacional pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2015). Mestre em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Atuou como Professor Colaborador no Curso de Hotelaria da UNIOESTE. Tem experiência na área da Hotelaria, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade, eventos, hotelaria, e-commerce, economia compartilhada.

Claudio Alexandre Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutor em Gestão de Negócios pela Université du Québec `a Montréal - UQAM (2017) com o projeto de "Indicador de Consumo Responsável para Meios de Hospedagem". Doutor em Geografia - UFPR (2014) com estudos no Centro Internacional para o Turismo Responsável em Leeds na Inglatera - LMU tendo como projeto analisar a "Territorialidade nas relações sociais de responsabilidade social empresarial nos resorts do Brasil". Mestre em Hospitalidade - UAM (2005) com projeto de analisar a "Relação de hospitalidade comercial e a responsabilidade social empresarial em resorts". Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental - UFLA (2001). Bacharel em Turismo e Hotelaria - UNIVALI (1997) com pesquisa em estatística aplicada no turismo. Diretor presidente - voluntário do Instituto Xênios - Desenvolvimento Sustentável. Secretario executivo - voluntario da Associacao dos Mergulhadores de Aguas Interiores do Brasil - AMAB. Professor do Curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de hotelaria e turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: hotelaria, turismo publico, circuitos turísticos, eventos populares e eventos esportivos, convention bureau, resorts, turismo de aventura, voluntariado, responsabilidade social empresarial. Já atuou em destinos como Rio Quente Resorts - GO; Costa do Sauipe - BA, Angra dos Reis - RJ; Bonito - MS e Foz do Iguaçu - PR. Sua Dissertação de Mestrado foi premiada como 1º Lugar - Categoria de Pós-Graduação no V Prêmio Ebape-FGV/Embratur de Monografias, Estudos de Caso e Reportagens do Setor de Turismo e Hotelaria em 2006.

Rosislene de Fátima Fontana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Parana - PR (2001) e graduação em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Parana - PR (1994). Especialização em Geografia: Organização do Espaço e Meio Ambiente, pela FAFIJAN - PR (2002). Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi -SP (2005). Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC - PR (2011). Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - SC (2017), com Sanduíche na Universidade do Algarve - Portugal. Professora Adjunta na UNIOESTE - campus Foz do Iguaçu - PR, docente do Curso de Hotelaria e docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS - Mestrado e Doutorado - da Unioeste Campus de Marechal Câdido Rondon. Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, turismo rural, gestão de destinos turísticos, hospitalidade, eventos e hotelaria.

Publicado

2020-06-08

Cómo citar

Oliveira, N. M., Souza, C. A., & Fontana, R. de F. (2020). Indicadores de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nos Resorts do Brasil: um estudo multicaso. Turismo E Sociedade, 13(1). https://doi.org/10.5380/ts.v13i1.69627

Número

Sección

Artigos