Imaginário Amazônico e Territorialidade Festiva: o Divino na Festa do Sairé de Alter do Chão (Pará/PA, Brasil)

Autores

  • Maria Augusta Freitas Costa Canal Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v11i2.61631

Palavras-chave:

Turismo, Territorialidade, Imaginário, Festas, Amazônia

Resumo

A festa se revela nos espaços turísticos como evento arrolado a um calendário, sendo sua produção cultural, com as dimensões do imaginário, vinculada apenas como um atrativo na lógica da demanda e da oferta. O objetivo central desse texto consistiu em identificar e analisar a relação entre a construção da territorialidade festiva no Sairé e o imaginário amazônico sobre o Divino, num espaço de envolvimentos culturais vinculados ao turismo. A metodologia usada foi de caráter qualitativo, baseada em análise bibliográfica e documental, observação dirigida e entrevista semiestruturada com os organizadores da festa do Sairé em Alter do Chão (Pará, Brasil), em trabalhos de campo realizados entre 2012 e 2016. O resultado da pesquisa indicou um forte atrelamento entre o imaginário amazônico e a festa do Sairé como veículo de produção de subjetividades coletivas e a objetivação de projetos que mediam o fazer o Sairé como territorialidade festiva. Sendo sua materialidade e imaterialidade demonstração de coesão social aos grupos que organizam o fazer festivo e a expressão cultural diferenciada sobre/com o Divino.

Biografia do Autor

Maria Augusta Freitas Costa Canal, Universidade Federal do Pará

Formação: Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Geografia pela UFPA. Doutorado em Geografia pela FCT/UNESP-Presidente Prudente. Atividade profissional: Professora Adjunta da Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Canal, M. A. F. C. (2018). Imaginário Amazônico e Territorialidade Festiva: o Divino na Festa do Sairé de Alter do Chão (Pará/PA, Brasil). Turismo E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.5380/tes.v11i2.61631

Edição

Seção

Artigos